quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seis viagens exóticas para fora da Austrália!

Nova Zelândia e seus contrastes únicos!

Phi Phi Island, na Tailândia

Bali, templos e natureza!

Vietnam, e sua geografia impressionante!


Singapura, um pouco do futuro?

Ilhas Fiji, isso existe?
Não há como não assumir que quem encara um dia inteiro exaustivo de viagem para vir do Brasil para a Austrália, não seja apaixonado por viagens. Parte fundamental da graça de chegar tão longe no mapa é a de conhecer o maior número possível de lugares por aqui, aproveitando que já se está no meio do caminho.

E não basta viajar pelo país, que é enorme, porque sempre fica aquela coceirinha cutucando os pensamentos, dizendo que a Tailândia está logo ali, que Fiji nunca mais vai estar tão perto e que algumas das cidades mais exóticas do globo estão a poucas horas de distância. Só o fato de estar na Austrália já é uma excelente, senão a única oportunidade na vida, para se desvendar o lado B do planeta, que geralmente vem por último na lista das prioridades dos viajantes. Afinal, não conheço nenhum brasileiro que preferiu conhecer Phi Phi antes de Paris, ou a Nova Zelândia antes de Nova York!

Com isso em mente, e aproveitando a carona até a Austrália, eu e o Mário resolvemos dar uma esticadinha em setembro para um destes paraísos tão distantes do Brasil. Mas foi difícil escolher o destino, porque em cada esquina de Melbourne se depara com uma agência de turismo oferecendo pacotes incríveis para estas regiões inusitadas. Aqui, listei seis das muitas opções que analisamos antes de definir o roteiro, e que são tentadoras para qualquer mortal mochileiro:

1.      Nova Zelândia
Localizada a dois mil quilômetros a sudeste da Austrália, a NZ é um país insular formado por duas massas de terra principais, comumente chamadas de Ilha Norte e Ilha Sul, e por múltiplas ilhas menores. Os habitantes originais da ilha são o povo Maôri, mas com a colonização européia, existe hoje uma interessante mescla de culturas. A natureza do país é seu maior trunfo turístico. Paisagens de Alpes nevados, lagos em vales bucólicos e praias paradisíacas atraem visitantes do mundo inteiro. Os esportes radicais também são um ponto forte do país. Bungee jumping, tirolesa, saltos de pára-quedas, rafting e diversas outras modalidades de esportes fazem a cabeça dos visitantes. A Ilha sul é a mais turística, mas há pacotes para diversos pontos do país. Com 500 Dólares é possível comprar um pacote de quatro dias para Auckland, a maior cidade do país, com passagem aérea inclusa. Não foi esse o tour que nós resolvemos fazer em setembro, mas se não acontecer mais nenhum terremoto, como o que destruiu Christchurch recentemente, e se sobrar verba, a Nova Zelândia ainda pode ser uma das nossas próximas viagens. Fingers crossed!


2.     Tailândia
A Tailândia é um daqueles destinos muito convidativos, mas também um pouco ameaçadores. Elefantes, templos religiosos, sabores paradisíacos, praias imaculadas, massagens revigorantes, tudo sob o fantasma e contínua ameaça de um novo tsunami ou de conflitos civis. Por se tratar de um roteiro muito barato para quem está na Austrália, muita gente vai para lá. Phuket e Phi Phi Island são os pontos mais procurados. Nós quase optamos por Phi Phi Island, a ilha onde foi filmado A Praia”, com Leonardo di Caprio. Mas o tempo de vôo de nove horas, somado ao temor de alguma intercorrência natural ou política, nos fizeram optar por outro destino...


3.     Indonésia:
Praias maravilhosas, cultura milenar, templos espalhados em meio a uma paisagem natural incrível, entre florestas e vulcões, com resorts oníricos a preços extremamente baixos. Por tudo isso, a ilha de Bali é o destino preferido dos australianos para passar as férias na Indonésia. Pacotes para Bali saem por volta de 800 Dólares, com parte terrestre e aérea. O problema lá não são os preços, é o povo. Por ter maioria mulçumana, a Indonésia está sempre no alvo dos conflitos, e o clima de terrorismo costuma rondar os lugares. Por isso, nós que somos conservadores, optamos por uma parada menos tensa, e Bali ficou pra uma próxima vez. Mas quem encara esse fantasma e sai ileso da experiência garante que é uma viagem inesquecível! Pelo menos é o que conta Elizabeth Gilbert, autora de “Comer, rezar,amar”.


4.     Vietnam
Ao lado da Tailândia, entre o Laos e o Camboja, o Vietnam desponta como mais um destino impressionante na Ásia. Entre as cordilheiras que circundam o país, se revezam num cenário de fantasia, as belas e tradicionais plantações de arroz, as praias paradisíacas com rochas monumentais mergulhadas no mar, ilhas tropicais e inúmeros rios, serpenteando por suas matas e cidades a água que provém do clima quente e úmido das monções. A culinária e hospitalidade vietnamitas também são marcas registradas do país e atraem gente do mundo inteiro. Um tour de dez dias, incluindo passagens aéreas, hospedagem, passeios por várias cidades, um cruzeiro noturno e tour pelas principais ilhas sai por volta de 1300 Dólares por pessoa. O voo de mais de oito horas de duração foi o que pesou contra nossa escolha de ir para o Vietnam, porque em poucos dias de voltar de lá estaríamos encarando outra maratona aérea, para retornar ao Brasil.


5.     Singapura
Ao lado de Tóquio, Seul e Xangai, a cidade de Singapura é um dos centros financeiros e industriais mais importantes da Ásia. É um reduto de riqueza, em meio à pobreza que ainda impera no sudeste asiático. A ilha é famosa por seu aspecto futurista, arranha-céus gigantescos, empresas milionárias, pela limpeza, pela organização, pela segurança. Mas também é famosa por suas leis severas e punições inacreditáveis. Devo assumir que tenho curiosidade de conhecer a cidade, mas me recusei a pisar num lugar aonde mascar chiclete, falar palavrão e apresentar um conhecido como “amigo” para outra pessoa, sejam considerados crime! Por isso, abdiquei da viagem para lá. Mas quem não masca muito chiclete, não faz muitos “amigos” e não tem a boca suja, pode pensar em passar alguns dias na cidade espetacular sem estresse. Pacotes de cinco noites custam por volta de 1.300 Dólares, com as passagens. Mas pense em levar um extra, para pagar fiança, caso termine a viagem na cadeia!


6.     Ilhas Fiji
Quando pensava em Ilhas Fiji, imaginava um refúgio de celebridades e milionários excêntricos, um lugar meio que de ficção, habitado por personagens de TV e cinema e não reles mortais, como eu. E para tirar a prova de realidade deste paraíso tropical, foi para lá que decidimos ir. São cerca de 840 ilhas e ilhotas ao sul do Pacífico, a quatro horas e meia de voo de Melbourne, que compõe a República das Ilhas Fiji. A capital é Suva, na Ilha de Viti Levu ("Grande Fiji"). Há pacotes para muitas das ilhas e são elas os famosos cartões postais de Fiji, verdadeiros cenários dos desenhos do Pica-Pau: um redondinho de areia com um coqueiro no meio, mas sem o estresse do jacaré maluco ou do Leôncio esfomeado. Talvez alguns pernilongos e nada mais além das areias fofas e macias, da água morna e cristalina, e do relax.


Os mais caros e exclusivos resorts ficam nestas ilhotas e só é possível chegar nelas após uma longa viagem de barco ou um transfer de teco-teco. Os resorts mais acessíveis ficam na Costa de Corais, que é para onde nós vamos. Mas é possível fazer passeios para conhecer as ilhas paradisíacas, mesmo estando na costa. Pacotes para Fiji podem sair a partir de mil Dólares, com muito luxo (e nenhuma dor de cabeça) incluído no pacote!

No final das contas, qualquer um destes destinos seria perfeito para nós, porque todos são exóticos, incríveis e incomparáveis com o que conhecemos.  O que importa numa viagem exótica como estas é ir com o espírito preparado para experimentar o diferente e enriquecer o repertório, sem fazer pré-julgamentos, porque há sabores que habitam mundos muito além da nossa imaginação e degustar um pouco destes paraísos é sofisticar o paladar para a vida toda! Bon appétit!

4 comentários:

Eduardo Slompo disse...

Nossa, vou querer conhecer Fiji certeza... depois posta como foi a viagem!

Marina disse...

Pois é, Fiji parece ser demais mesmo Eduardo! O post sobre a viagem será meu último aqui, para fechar a temporada com chave de ouro!;-)

Anônimo disse...

Hello é a 2ª vez que encontrei o teu espaço online e gostei tanto!Espectacular Projecto!
Adeus

Anônimo disse...

Marina!

O paraíso parece estar em algum deses lugares, ainda que cheios de capetas....

Aproveite o bom e o belo e traga um pedaço pra mim.

Beijo.
YBM