quarta-feira, 4 de maio de 2011

7 programas para a família toda!

Churrasqueira elétrica para os tradicionais BBQ

Luna Park e sua fachada pouco amiga!
Melbourne Zoo

Pessoa feliz no Melbourne Aquarium!

Toda infra para o piquenique!
Pode até ser que a maioria dos viajantes que vem à Austrália chegue aqui com a ideia de mochilar, estudar ou trabalhar por um tempo e de, depois, retornar aos seus países de origem. Mas muita gente que põe os pés aqui resolve ficar de vez, migrar e trazer a família para recomeçar a vida no Novo Continente. E para quem vem de mala e cuia, com a prole toda na bagagem, vale conferir alguns dos muitos programas “familião” para animar os finais de semana!

1 Piquenique

Uma das atividades mais comuns na Austrália é fazer piquenique. Não há parque, praça ou praia que não tenha mesinhas e bancos, convidando para uma confraternização gastronômica. Existe até o Picnic Day, um feriado que acontece sempre na primeira segunda-feira do mês de agosto, no norte da Austrália. A ideia do decreto surgiu para possibilitar aos funcionários que construíam a ferroviária de Darwin, no começo do século, a chance de fazer piquenique em torno do Rio Adelaide. Que beleza, hein? Isso mostra o quanto a atividade é popular por aqui! Mas para quem veio para cá, não para construir ferrovia, mas sim uma família, vale pegar o par e rumar para um lugar mais silencioso, poético, romântico. Sugestões de lugares inspiradores para se refestelar num piquinique a dois, como vinícolas, ilhas e penínsulas no sul do país você encontra aqui.

2. Churrasco

Além dos tradicionais piqueniques, outro programa top por estas bandas é fazer churrasco! Sim, os BBQ – babecues, em praças e parques de toda Austrália. E nem é preciso levar o kit camping para fazer a farofada, porque existem churrasqueiras públicas nestes lugares, e basta pagar algo em torno de 1 dólar para usá-las. E o povo usa mesmo, sem pudores! Fazem festas de aniversários, casamentos, confraternizações e tudo mais, nas churrasqueiras públicas! Só não espere encontrar o sabor da nossa picanha no espetinho, porque o forte daqui, apesar da fama dos steaks, não são as carnes...

3. Parques de vida selvagem

Uma das maiores riquezas da Austrália, é sem dúvida, a fauna. Espécies de animais quase extintos e algumas que só existem aqui fazem a alegria de todos. Os típicos cangurus e wallabies, coalas, os raríssimos ornitorrinco e équidina, o feroz demônio da tasmânia, focas, pinguins, wombats, entre muitos outros animais curiosos, podem ser vistos, e algumas vezes até tocados, em vários parques espalhados pelo país. Em Melbourne, há três parques de vida selvagem: o Melbourne Zoo, um zoológico bem tradicional que fica perto do centro; o Werribee Open Range Zoo, mais afastado, lar de animais africanos, que vivem em um ambiente maior, recriando as savanas e os safáris; e o HealesvilleSanctuary, que exibe animais típicos da fauna australiana. Os três parques cobram o mesmo valor de ingresso: 24,80 $ por adulto e 12,40 $ por criança, mas ao custo de 70 Dólares por pessoa é possível ter um “wild encounter” com certos animais, ou seja, entrar no seu habitat, alimentá-los, abraçá-los... Quem preferir um experiência ainda mais intensa, pode passar a noite nos parques, numa espécie de acampamento, para vivenciar os hábitos noturnos e matinais da bicharada. A estadia sai por 195 doletas por adulto e 145 por criança.

4. Aquário

Por ostentar a magnífica barreira de corais em Queensland, é de se supor que a mesma riqueza animal que caminhe pela terra batida do Outback, seja encontrada nas águas australianas. E nada mais lúdico para a criançada (e também para alguns adultos meio nostálgicos, ram, ram, ram) do que contemplar pinguins desengonçados, peixes exóticos, tubarões assassinos, arraias gigantescas, focas divertidas, e muitos outros seres marinhos, num ambiente meio Sea World! O aquário de Melbourne é um programa certeiro para animar o domingão. A entrada custa 34 Dólares, mas ao custo extra de 242 doletas para mergulhadores profissionais e de $ 349,00 para os não profissionais, o visitante pode dar um mergulho selvagem no tanque dos tubarões! Mas essa dica é só pra quem pode e tem colhões! O aquário de Sidney foi eleito como uma das melhores atrações da cidade, então quem passar por lá também não pode deixar de conferir a atração!

5.Museu e Planetário

Horas de entretenimento, aprendizado e ganho cultural garantidos, nada supera uma tarde no museu. A maioria dos museus cobra entrada na Austrália, mas em geral há mostras gratuitas para quem quiser economizar nos passeios. Em Melbourne, há diversos museus, mas o que mais faz o estilo “familião”, sem dúvida, é o Scienceworks Museum. Mostras interativas, ilusão de ótica, mistérios da física e até um planetário fazem parte do “acervo” do museu. Os preços vão de 9 a 14,80 $ por pessoa.

6. Luna Park

Em Melbourne e em Sidney, a cara feia de um sol malvado de boca aberta convida pessoas de todas as idades a encararem um dia de divertimentos. Essa fachada pouco amiga do Luna Park é só o começo de uma jornada pelo mundo dos brinquedos, entre os quais figuram num cenário retrô, montanha russa em trilhos de madeira, castelo mal assombrado, roda-gigante, viking, carrossel, tudo abastecido a muito algodão doce e cachorro-quente, para saciar o apetite geral!

7. Pé na estrada

Se a ideia for não só passar o dia, mas dias com a família, nada melhor do que cair nas estradas da Austrália e conhecer as praias e paisagens deslumbrantes do país. Mas para evitar perder o foco da estrada (que é em mão inglesa) com a bagunça do pessoal no banco de trás, uma boa solução pode ser alugar um trailer e dormir em campings país afora. Basta ter uma carteira de habilitação internacional, ou a tradução da brasileira para o inglês em mãos, para alugar o veículo, depois, é só traçar o roteiro, conferir os campings para as noitadas e aproveitar a viagem!

Se deu vontade de trazer a família, ótimo; senão, quem sabe, formar a família aqui e usufruir do pacote “qualidade de vida” que vem de brinde com o carimbo no passaporte, não é mesmo?

Nenhum comentário: