quarta-feira, 11 de maio de 2011

O clima louco da Austrália!

Mochilinha nas costas para o strip ao longo do dia...

E boné na cabeça para proteger a cabeleira dos ventos!

Que friaca! Outono, com 4 graus em Melbourne!

Pelo menos, temos as cores outonais para aquecer o coração!
O clima na Austrália é um capítulo à parte na biografia do viajante que acampar aqui por um tempo. O tamanho imenso de seu território comporta as variações climáticas mais intensas do mundo. O clima do país é classificado assim: tudo o que está acima do trópico de Capricórnio é considerado clima tropical; o que estiver abaixo é considerado clima Temperado. Por estar no hemisfério sul, as estações do ano seguem o mesmo padrão do Brasil. Mas as semelhanças com nosso clima tupiniquim não são muitas...

Durante o verão, que começa no meio de dezembro e acaba em fevereiro, as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 40 graus. E o pior é que fica bem sobre ao país o maior buraco na camada de ozônio do mundo. Isso significa que é imperativo usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. O maior número de vítimas de melanoma (o tipo mais grave de câncer de pele) é na Austrália. E por mais paradoxal que possa parecer, o fator mais alto de protetor solar que se vende no país é o 30! Por isso, vale encher a maleta de protetores potentes antes de desembarcar na terra do sol maligno!

Durante o inverno, o frio e o calor se revezam, mas o céu azul geralmente é uma constante, com exceção de Melbourne, cuja fama de ser a cidade mais britânica do país, tem um clima bem instável. Aliás, desde que cheguei à Melbourne, em março, pude aproveitar apenas poucos dias de calor. Segundo meteorologistas, estamos tendo o mais frio outono em 70 anos. Semana passada, registraram temperaturas de apenas 3 graus. E longe da família, dos amigos, dos pets, do clube, do guarda-roupa, do pão de queijo, ah, de tantas coisas mais, fica ainda muito mais frio esse outono... Além do frio, tem o fog e os ventos, que têm o dom de descabelar completamente até japonesa de cabelo chapado. Por isso, não abro a mão de boné e boina!

Em algumas cidades, como a capital Canberra, pode fazer muito frio e até nevar. No inverno, que pode começar em maio e terminar no final de agosto, chega a nevar em alguns pontos da Austrália, e as Estações de Esqui da Tasmânia e New South Wales viram a atração do país. No Norte, entretanto, o inverno não é frio, ao contrário, é a melhor época para viajar a região. Ciclones também são comuns entre os meses de dezembro e maio, no Norte, Nordeste e Noroeste da Austrália, provocando inundações, como as que aconteceram em Queensland este ano.


As chuvas também têm um padrão esquisito por aqui. Pode cair o mundo num lugar e a menos de cem metros dali, pode estar o maior sol. O site BOM tem duas definições para chuva: Uma quando se referem a "showers", que são as chuvas isoladas; e outra para as chuvaradas de verdade, “rains”. Mas quando se referem a "hail", é melhor correr,  porque significa que vem chuva de granizo gigante pela frente.


No começo do ano, choveu tanto em Queensland, que até hoje a cidade tem partes submersas. Já no Outback, o clima geralmente é muito árido, bom apenas para lagartos e seres afins. Mas, recentemente a região também recebeu mais água do que o normal e acabaram florescendo alguns matinhos inesperados... Por isso, o lema aqui é não esperar nada do clima, porque tudo pode acontecer. Mesmo as previsões do tempo erram constantemente.

Outro fenômeno bem engraçado é o padrão que as temperaturas seguem. No Brasil, ao meio-dia estamos fritando no verão; aqui, só esquenta de verdade umas duas, três da tarde. As manhãs são mais frias e demora bem para o calor chegar de vez. Por isso é muito comum presenciar verdadeiros strips pelas ruas ao longo dos dias. Uma mochilinha para guardar o excesso de roupas é fundamental por estas bandas!

Com tantas peculiaridades, pode-se dizer que cada cidade tem um mérito climático próprio. Algumas ostentam com orgulho seus troféus:

O Oscar Esquizofrenia Suprema, de clima maluco é de Melbourne. O dia pode começar gelado e ensolarado, nublar, chover, abrir um sol de rachar de novo, chover mais, fazer sol outra vez, cair a temperatura, subir a pontos escaldantes, e descer de novo. Dizem que a cidade tem todas as estações do ano em um único dia. Acho que isso é um consolo, porque tenho esperança de ver algum verão ainda pelos próximos meses...

O Troféu Garoa é de Sydney. As chuvas não são fortes, mas quando chove em Sydney não para mais. A incidência de chuvas bate Melbourne no total de mililitros anuais.

O Oscar Ventania é de Perth e Hobart, que recebem ventos constantes do Oceano Índico.

O Troféu Molhadinhas pertence à dupla Cairs e Port Douglas, que estão na zona tropical do país e brindam os visitantes com sua alta umidade e constante sensação de estar sendo “cozido no vapor!

Essa variação climática toda poe ser boa para o viajante, afinal ele consegue mesclar dias na praia, com os de neve nas montanhas, pode tomar um chopinho gelado para se refrescar, ou um chocolate quente para se aquecer; e pode usar ora canga, ora cachecol, ora guarda-chuva, ora guarda-sol. Difícil apenas, é fazer caber nos ridículos 23 kgs de limite de bagagem da Qantas, tudo o que se vai precisar para desfilar por aqui!

Adelaide
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro /Fevereiro          15        30
Outono: Março /Maio                      12        23
Inverno: Junho/ Setembro             5          15
Primavera: Setembro/Nov              11         22

Brisbane
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          21        32
Outono: Março - Maio                      17        26
Inverno: Junho - Setembro             5          21
Primavera: Setembro – Nov           15        25

Melbourne
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro           20        28
Outono: Março - Maio                      12        24
Inverno: Junho – Setembro             5          16
Primavera: Setembro – Nov                       10        23

Perth
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro           20        32
Outono: Março - Maio                      17        26
Inverno: Junho - Setembro             6          20
Primavera: Setembro - Nov             14        23

Sydney
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          18        29
Outono: Março – Mai                       15        25
Inverno: Junho - Setembro             5          20
Primavera: Setembro - Nov             14        23

Hobart
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          14        22
Outono: Março – Maio                     8          19
Inverno: Junho - Setembro             3          13
Primavera: Setembro – Nov            9          18

Canberra
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          14        27
Outono: Março - Maio                      8          20
Inverno: Junho - Setembro             1          10
Primavera: Setembro – Nov           6          18

Darwin
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          24        34
Outono: Março - Maio                      23        32
Inverno: Junho - Setembro             21        30
Primavera: Setembro - Nov            22        32

Cairns
Temperatura (ºC)                             Min    Max
Verão: Dezembro - Fevereiro          23        32
Outono: Março - Maio                      20        30
Inverno: Junho - Setembro             19        27
Primavera: Setembro - Nov             20        30

Nenhum comentário: