segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Melbourne x Sydney, um duelo de gigantes!

Sydney tem as lindas baías...
E Melbourne tem as Docklands!

Eles tem o Opera House...

Nós temos a Federation Square!

Sydney tem Bondi...

Melbourne tem Sorrento!

Não me façam escolher. Entre Sydney e Melbourne, fico com as duas!

Assim como São Paulo e Rio, Sydney e Melbourne, as duas maiores cidades da Austrália, também implicam uma com a outra. As implicâncias das irmãs vão desde o sotaque, passando pelo clima e pelo estilo de vida dos moradores, até os ícones que cada cidade ostenta.


Como em toda rivalidade, as origens do estranhamento entre uma e outra, tem suas raízes no passado. E vale a pena conhecer os motivos divertidos da encrenca (mas dê um desconto, porque o autor é de Sydney!). Mas o fato é que o tempo passa, os motivos ficam para trás e a rivalidade permanece, se propagando geração após geração.


Quem é de Sydney garante que Sydney é melhor, porque tem um clima mais quente que Melbourne, tem um estilo de vida mais informal e cosmopolita, está próximo às praias mais lindas e badaladas da Austrália e tem entre seus cartões postais, a magnífica Darling Harbour e o Opera House. Melbourne, se defende, afirmando que tem um estilo de vida mais britânico, mais cultural, com uma vida noturna mais viva do que a de Sydney, com mais opções de entretenimento e baladas. Além de ter entre seus cartões postais, as Docklands e a bela Federation Square (palco de infindáveis eventos gratuitos o ano inteiro), Melbourne também se gaba da organização da cidade e seu sistema de transporte (trams), mais fácil e eficiente do que o de Sydney.


O custo de vida de Melbourne (vigésima primeira colocação) também é mais baixo que o de Sydney (décima quarta colocada; pasmem: atrás do RJ, a décima terceira colocada e de SP, a décima cidade mais cara do mundo!), considerada uma das cidades mais caras do mundo pelo rank de2011. E se Sydney esbanja Manly e Bondi logo ao lado; Melbourne ostenta a GreatOcean Road, com dezenas de praias magníficas, além da Mornington Peninsula, onde ficam Sorrento e Queenscliff, entre outras praias incríveis.


De acordo com pessoas que moram em Sydney e que vêm eventualmente para Melbourne, a noite de Melbourne tem uma fama de ser bem mais animada, com bares e clubes em maior número e com horários de funcionamento mais amigos dos clientes boêmios. Também é unânime que para se manter em Sydney, é preciso mais dinheiro, porque da cervejinha ao aluguel, tudo é mais caro do que em Melbourne.


Além de muito mais caro, o sistema de transporte público de Sydney é também mais confuso (apesar de ser mais fácil e confiável do que no Brasil) do que o de Melbourne, com seus trams didáticos e pontuais. Fato: Sydney é maior, mais populosa, mais povoada. E paga um alto preço por isso. As taxas de criminalidade são bem mais altas do que em Melbourne, as ruas são muito mais sujas, a pobreza é muito mais presente. Mas ao mesmo tempo, a cidade é mais deslumbrante, mais diversificada, mais viva.


É quase impossível eleger uma preferida nesse cenário. Meu conceito é que Sydney é para ficar, Melbourne é para casar; Sydney é para passear, Melbourne para morar... As duas são lindas cidades, cheias de atrações, cheias de personalidade e de possibilidades maravilhosas de se dar bem. Por isso é bem difícil escolher entre uma e outra. Para ajudar nesta decisão, bolei um teste infalível para quem está na dúvida entre morar em Sydney ou Melbourne:


Basta responder, mentalmente, sim ou não às perguntas:

1)      Amo o frio

2)     Sou organizado

3)     Minha verba é mais regulada

4)     Sou baladeiro

5)     Sou virginiano, canceriano ou tenho lua em peixes.


Se a resposta foi SIM para três ou mais questões, nem pense antes de escolher Melbourne; caso contrário, o perfil é mais a cara de Sydney! A meu ver, o paulista típico tem o perfil de Melbourne; e o carioca, o de Sydney (sem picuinhas implícitas!).


Mas para quem não vem de mala e cuia, nem cogite escolher entre uma e outra. Num roteiro turístico, fique com as duas, e tente tirar suas próprias conclusões quanto a quem ganha esse duelo de egos entre as irmãs rivais da Austrália!

13 comentários:

Jo Turquezza disse...

Ahah, fiz o teste e Sydney ganhou ...
Mas acho a Road de Melbourne lindíssima.
Isto é, conheço a Austrália só de fotos e vídeos, por enquanto. Vou passear aí em janeiro!
Bela postagem.
Beijos.

Marina disse...

Rsrs, acho que você vai preferir Sydney mesmo! Mas quando chegar aqui, vc vai tirar a prova dos lugares!

Janeiro está chegando...:-))

Bjs

Raquel Bell disse...

Oiee achei seu blog esse dias e é legal acompanhar teus relatos da Australia. Sou casada com um australiano mas nunca morei aí, visito com frequencia pra ver família. Mas se tiver que escolher um lugar adoro Melbourne, consigo visualizar o dia a dia na cidade e o clima acho bem agradavel. Vou continuar acompanhando sua experiência pois sei que mai cedo ou mais tarde vou passar um teporada na aussie land.

abraços

Marina disse...

Raquel, obrigada pelo comment!!

Que bacana que vc curte acompanhar o blog. Ainda mais se se vê nessa situação no futuro!!

Melbourne é muito gostosa mesmo, e Sydney é deslumbrante. Difícil eleger uma preferida! rsrs

Espero que apareça mais por aqui!

Bjs

Kaká disse...

Difícil fazer essa escolha! Quando fui passei 1 semana em cada. Acho que me diverti mais em Melbourne, tinha amigos lá, e gostei muito da cidade. Mas como ou meio carioca provavelmente ia preferir morar em Sydney, é mais informal. :)

Marina disse...

Oi kaká!

Que máximo que você gostou mais de Melbourne. Mas o páreo é duro mesmo, não dá para escolher não, tem que conhecer as duas!! rs

Bjs!

vitoriaesuasconquistas disse...

Oi Marina Parabens pelo blog!! amei!! estamos com planos de morar na Australia eu e minha familia(meu marido e minha filha de 4 anos) e estamos divididos entre as 2 cidades e com seu post nos ajudou muito!! acho que vai ser Sydney mesmo adoro calor! morei no chile 8 anos e em curitiba estamos completando 7 chega de frio.. rsrsr bjos sucesso!!

Marina disse...

Oi Vitória!!

Que bacana que vc gostou do blog!Concordo com vc, chega de frio!! Rsrsr Morei em Manchester e em Middlesbrough, na Inglaterra entre 2007 e 2010, e depois de Melbourne também não aguento mais frio!!

Mas a cidade é incrível! Espero que faça a escolha certa, pq Sydney é incrível mesmo!

Boa sorte!

Beijos!

Anônimo disse...

cuidado para não postar informação errada. Melbourne é de longe bem mais suja que Sydney!

Marina disse...

Caro anônimo, conheci as duas cidades pelo avesso. E posso te assegurar que Melbourne é mil vezes mais limpa do que Sydney. Felizmente, a sujeira e a poluição de Sydney não são o suficiente para queimar a beleza da cidade!

A rivalidade das irmãs pelo visto te contaminou, hein! rsrs

Mas não vamos tomar partidos aqui, a afirmação que eu fiz é mais uma impressão pessoal do que uma informação, e portanto é pessoal!

Bjs

Dan disse...

A rivalidade contaminou ele mesmo... Pois em ter os de organização não é preciso passar mais de uma semana nas duas pra ver que Melbourne é melhor neste quesito!
Já no quesito beleza, dou a mesma vantagem à Sydney que dei Melbourne na organização!

Dan disse...

A rivalidade contaminou ele mesmo... Pois em ter os de organização não é preciso passar mais de uma semana nas duas pra ver que Melbourne é melhor neste quesito!
Já no quesito beleza, dou a mesma vantagem à Sydney que dei Melbourne na organização!

Unknown disse...

Melbourne ! ótimo Blog me ajudou muito a decidir a cidade !