quarta-feira, 16 de março de 2011

Moomba Festival: 4 dias de muita diversão!


Birdman Rally


Fireworks with music

Todos sentadinhos para ver o Birdman Rally!

Silent Disco, balada sem barulho!


Bandinha na Parada!


Shows de primeira!

Uma semana após pisarmos no novíssimo continente, eu e o Mário fomos presenteados com o maior evento gratuito da Austrália e um dos que possui maior duração, o Moomba Festival! São quatro dias de muitos shows, eventos aquáticos, performances de artistas, parques de diversões, gostosuras da culinária internacional e atrações divertidíssimas, como o BirdmanRally, uma parada carnavalesca e fogos de artifícios! Tudo isso às margens do Yarra River e ao longo da Swanston e Flinders St, o coração da cidade!

Essa maratona lúdica é um evento imperdível na agenda de qualquer turista e deve fazer parte dos planos de viagem de quem planeja vir pra Melbourne em março! O festival acontece desde 1955 e nunca mais parou de crescer! Apesar da multidão (acredito que centenas de milhares de pessoas compareçam), o evento é extremamente pacífico, bem organizado e familiar.

Por todo o entorno do Rio Yarra, são dispostas barraquinhas de comidas, que vão desde algodão doce, passando pelos tradicionais sushis, ao Brazilian BBQ, feito por churrsaqueiros brasileiros mesmo! Nos gramados do Alexandra Gardens, distribuem-se dezenas de palcos para shows de bandas locais, roda-gigante, trem-fantasma, viking, e muitos outros brinquedos. No rio, provas de ski aquático (water skiing), com direito a acrobacias e o engraçadíssimo Birdman Rally!

O Birdman Rally deve ser a atração mais esperada do Moomba Festival, ao lado das queimas de fogos, que acontece em três das quatro noites do festival. Pessoas ligadas a instituições de caridade elaboram roupas “capazes de fazerem voar” e o objetivo dos competidores é se atirar da plataforma especialmente projetada para os vôos e decolar sobre o rio. O maior voo vence a prova e cede o prêmio à instituição que representa. Enquanto os pilotos naufragam no rio, a platéia ergue suas plaquinhas (thumbs up or down), avaliando o desempenho que tiveram. O competidor mais divertido que vimos foi Jack Sparrow (idêntico ao pirata de Jhonny Deep mesmo), que com seu traje fragata, se não alçou vôo, pelo menos não submergiu no patético da situação. Ele não venceu, mas também não fez feio!

Os shows são de excelente qualidade, mas para os que preferiram algo menos barulhento, havia a opção da Silent Disco, uma balada alternativa em que cada um recebe um fone de ouvido, com algumas opções de som dos DJs presentes, para curtir o bate-estaca sem fazer um pio! Não é só uma balada conceitual, acho que é uma tendência, o auge da liberdade! Cada um escolhe DJ que quer ouvir, no volume em que preferir e todos se divertem sem prejudicar ninguém! Amei!

Também acontecem demonstrações de skate, bike, patinete e trapézio o tempo todo. No último dia do festival, que coincide com o dia do trabalho na Austrália, a cidade inteira se concentra no centro para conferir a famosa “parada. É um desfile meio carnavalesco, cujo mote é celebrar a diversidade e a alegria de Melbourne. Entre os passistas, aborígenes e celebridades, passando por bandinhas, carros alegóricos com representantes dos povos imigrantes e militantes gays.

E o melhor de tudo é que depois que o festival termina, não fica aquela sensação de vazio, de fim de festa; porque Melbourne é uma festa que não acaba nunca. No dia seguine já estava acontecendo o Ópera in the Market, com orquestra e cantoria no mercadão da cidade, e logo mais teremos a semana de moda, a corrida de F1, o festival das flores , e assim vai...

4 comentários:

Michel disse...

Tenho certeza que esse blog tb vai dar oq falar, mas infelizmente o médico me proibiu de visitar todos os sites que falam da Austrália! Sabe como é, velhice.. coração fraco.. uhauhahauhhua
Sempre com uma inveja boa de vocês e conferindo todas as novidades!
Abraço, paz, mtos pints e mto sucesso!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Marina disse...

hahahah, Michel, vc é uma figura, pena que mora do outro lado do mundo!

Trate de cuidar do coração e conferir as aussie news por aqui, assim mata as saudades, ou resolve aparecer para uma visita!

Estou sempre de olho no seu excelente Rodando Pelo Mundo! Sucesso para nós!

Bjo grande!

Blog das Lamentações disse...

Ma! Adoro seus blogs. Sempre interessantes e cheios de informações, comentários pessoais deliciosos. Escreva sempre, conte tudo, mostre tudo. Quem sabe a gente se anima e dá um pulinho até ai para conferir, hein?
Melbourne é só festa? Não tem depressão, caos no trânsito, chuva, dramas urbanos, sociais? Que país é esse?
Beijão! YBM

Marina disse...

Que bom, se animando pra conferir um lugar do qual não há nada para se lamentar? Estamos esperando!

No meio-tempo, vai criando pique pra enfrentar a maratona aerea lendo os posts realistas e festivos sobre Melbourne!

Bjs!