segunda-feira, 14 de março de 2011

Lazer em Melbourne, pra dar e vender...

Uma cidade submersa na arte, ou será o contrário?

Federation Square

Luna Park


Southbank

Desde que pisei em Melbourne, pude perceber que a cidade não para! No coração da cidade, na Federation Square, são realizados mais de 2000 eventos por ano, uma média de cinco por dia. Tudo grátis e num ambiente muito gostoso, com wi-fi grátis pra todo mundo. O centro da cidade gira em torno da Federation, ao longo da Swanston St, onde acontecem sempre performances de artistas para animar a vida dos que se misturam em sua paisagem surreal, composta por centenas de lojas, bondes, restaurantes étnicos e pessoas do mundo todo.

Além dos arredores da Federation Square, a cidade tem praias, como Brighton e St Kilda, que podem não ser boas para nadar, mas têm uma atmosfera deliciosa para um passeio ou uma corrida. Em St Kilda, bairro em que eu moro, além de ruas superdescoladas, como a Acland St, cheia de restaurantes, cafés e lojinhas alternativas, existe também um parque de diversões meio retrô e muito engraçado, o Luna Park. Há também muitas praças e parques, como os lindos jardins botânicos de St Kilda e o Royal Botanic Gardens, isso sem mencionar a região de Southbank, no entorno do Yarra River, efervescente dia e noite, com seus arranha-céus impressionantes, restaurantes, bares e cafés badalados e ainda um shopping, o Southgate, num cenário emoldurado por pontes tão convidativas quanto os seus famosos estabelecimentos.

A cidade tem tantas facetas que parece mais de uma. Ela mescla o estilo business de viver com o casual praiano, propriamente retratado no uso de bermudas sociais pelos executivos e jeans com havaianas, pelo australiano de todas as idades e classes sociais. Da mesma forma, a paisagem oferece infindáveis opções de lazer, como os tradicionais churrascos nos parques (feitos em churrasqueiras públicas, ao custo de algumas moedas de dólar), um zoológico incrível, um aquário mundialmente famoso, baladas para todos os bolsos; museus , teatros , cinemas  para os mais antenados; compras alternativas que abrangem desde as pechinchas nas bargain stores chinesas às lojas grife na Collins St ou em brechós vintage, na Chapel St.

O fato é que as opções de lazer são amplas e todos encontram um modo de se divertir em Melbourne. Não bastassem tantas alternativas certeiras do quê fazer, Melbourne ainda é uma incubadora de eventos e festivais durante o ano todo! Entre os mais famosos eventos que a cidade sedia estão o Australian Open de tênis, o Grande Prêmio de F1, a semana de moda e o Moomba Festival, quatro dias em que a cidade para (literalmente, porque coincide com o feriado do Dia do Trabalho aqui) para curtir shows, performances de artistas, workshops, filmes, um parque de diversões itinerante, comidas do mundo todo, fogos de artifícios e atrações hilárias, como o Birdman Rally, tudo estruturado ao longo do Yarra River, e o melhor, de graça! Foi esse festival maravilhoso que eu tive a sorte de testemunhar por aqui, logo em minha chegada. Mas isso já é conversa pro meu próximo post...

2 comentários:

Anna Bárbara disse...

Oi Marina!!
Já estou ligada no seu novo blog!!
Estou adorando as fotos e os passeios por Melbourne.
Parabéns!! Bjs

Marina disse...

Obrigada Bárbara!!

Vem por aí uma série de dicas essenciais pra quem pretende vir pra Austrália! Espero que continue acompanhando o blog e participando com ideias e sugestões de posts!
BJs