quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um dia perfeito em Bondi!

Nas areias saradas de Bondi...

Os famosos salva-vidas!

Trilha entre Bondi, Tamarama e Bronte Beach!

4 kms de pura natureza...

Alguma baleia à vista?

Talvez golfinhos?

Sim, um dueto fazendo graça!

O horizonte é aqui!

Piscina do Iceberg Club!

Superchato...

Drí e Cris, um brinde aos dois! E um brinde à Bondi!

Depois de me esbaldar nas trilhas de Manly, achei que nenhum outro lugar na região de Sydney poderia ser mais bonito. Ledo engano, no dia seguinte, eu e o Mário conhecemos Bondi Beach, uma das mais famosas praias da Austrália e foi lá o lugar que eu mais gostei de conhecer.

Bondi fica a vinte minutos do centro de Sydney. Pode-se tomar o trem na Central Station e seguir até Bondi Junction. De lá partem os ônibus 333, 380, 381 e 382, que param na praia. Existe um grande centro comercial em Bondi Junction, mas a graça do passeio se concentra mais na costa. Três praias vizinhas compõem o cenário mágico de Bondi: Bondi beach, Tamarama e Bronte beach. Uma ao lado da outra, conectadas por um caminho lúdico de pedras e jardins maravilhosos, piscinas, cafés e restaurantes.
 

Não é só pela beleza natural do lugar, mas também pela atmosfera, pela animação, pela energia que parece fluir livremente por lá, que eu e meio mundo nos apaixonamos por Bondi. O nome da praia - pronuncia-se Bondai – significa “barulho da água nas pedras”, na língua dos aborígenes. E nada traduz melhor Bondi do que esse som, do mar agitado estourando nas pedras e rochedos que contornam a costa. O mar, de um azul profundo, é o horizonte preferido dos que passam. Baleias e cardumes de golfinhos nadam constantemente por suas águas, fazendo a alegria dos que nadam e dos que caminham pelas trilhas de Bondi.


O dia que passamos lá foi perfeito. Começou com uma lagartixada nas areias saradas de Bondi, para apreciarmos o visual das pessoas circulando entre a esplanada; para vermos os famosossalva-vidas perambulando em seus carrinhos e alertando os banhistas para nadarem entre as bandeiras (a maioria das praias da Austrália onde há salva-vidas, existem bandeirinhas na areia, delimitando a faixa de mar onde é permitido entrar no mar), e claro, para curtirmos as manobras radicais dos surfistas nas ondas potentes da praia. Aliás, poucos se atrevem a encarar as águas geladas de Bondi, além dos surfistas. A maioria das pessoas nada com roupas térmicas, mas alguns destemidos como o Mário, se jogam na raça na água para um batismo autêntico.


Depois, nós e uma multidão de pessoas, percorremos os quatro quilômetros mais incríveis da costa de Sydney, que interligam as três pequenas praias. Alguns vão correndo, nós fomos em passo de japonês, parando a cada 30 segundos para tirar uma foto...
 
No percurso até Bronte, a última das três praias, passa-se por Tamarama. Sua maior característica é um grande jardim, no “quintal” da praia, cheio de churrasqueiras, mesas para piquenique, banheiros e alguns restaurantes. É uma praia linda, mais familiar, apesar do mar bravo. Bronte, logo ao lado, é frequentada mais por surfistas, em busca de ondas perfeitas. As três praias irmãs formam um conjunto único, inesquecível para quem conhece.


Além da beleza natural da região de Bondi, há muita badalação o tempo inteiro rolando por lá. Campeonatos de surf, maratonas, festas de arromba; tem de tudo um pouco, acontecendo em Bondi. Não à toa, muitos brasileiros escolhem a região para morar. E se eu trocasse o Brasil pela Austrália algum dia, também seria lá onde eu iria querer morar.

Nosso dia perfeito terminou num pub, e frente à praia, com amigos expatriados, que há anos trocaram profissões encaminhadas no Brasil para recomeçar do zero a vida na Austrália. E pela felicidade que exalavam, ficou a sensação de que eles fizeram a coisa certa.

Um brinde a eles; um brinde à Bondi!

5 comentários:

Jo Turquezza disse...

Preparar a "granitcha" e morar em Bondi é sonho de consumo rsrsr
Que lugar lindo, heim !!!
Fotos lindas também!
Adoro golfinhos, aliás eu sou um .....

Marina disse...

Um sonho com certeza, quem sabe na proxima encarnacao eu nao venho golfinho, e a gente nada junto no mesmo cardume, hein!? Bjos!

Anônimo disse...

incrivel!!

Anônimo disse...

Nossa, q dia vc conseguiu esse sol? tá congelando em bondi agora!! kkkk

Marina disse...

Sério? Congelando? Dei sorte, então! Foi dia 7 de agosto, para ser exata! Se você está congelando aí, imagine como eu estou aqui em Melbourne! #passandomal rsrs