domingo, 10 de abril de 2011

As Melhores praias da Austrália e o trunfo das praias de Melbourne!

Inspiring Sunset

Meu recanto preferido: a marina de Brighton Beach...

Kitesurf em St Kilda!

Cooper no calçadão de St Kilda!

Falésia em Sandringham
Trilha em Sandringham
 
Algumas das praias da Austrália estão entre as melhores do mundo, contemplando com muito o que fazer, todos os perfis: surfistas, banhistas pacatos, naturistas, exploradores, crianças... Todas, no entanto, têm a característica de serem bem diferentes das praias do Brasil. Avisos de águas-vivas, pedras, desnível, mudança abrupta no sentido das correntes, além da eventual aparição de tubarões, deixam sempre uma sensação de perigo à vista. Por isso, é preciso “um pé atrás” para mergulhar de cabeça nas ondas do paraíso...

Considerando que a costa do país tem mais de onze mil praias a disposição, fica difícil ranquear as melhores, mas há certo consenso de que as imperdíveis sejam as seguintes:


Bells Beach – Localizada em Victoria, na Great Ocean Road, é considerada o paraíso do surf! Muito fotogênica, a praia estampa muitas capas de revistas de surf!

Bondi Beach – Em New South Wales, Sydney. A praia fica a poucos minutos de Sidney e é famosa por agregar todos os tipos de banhistas, o que nem sempre é uma coisa boa... De tão procurada, ganhou um programa de TV - Rescue in Bondi Beach, onde são mostrados os resgates feitos por salva-vidas, entre uma confusão e outra que acontece no local.

Byron Bay – Em New Souh Wales, essa praia de ondas fortes e ventos constantes é reduto de muitos resorts. Cercada por uma bela mata, é a preferida de muitos viajantes.

Cable Beach – Em Broome, Western Australia. Os seus 22 quilômetros de areias fofas e um mar turqueza inacreditável de águas calmas renderam a reputação mundial de paraíso tropical à praia. Perfeita para famílias e quem gosta de caminhadas.

Cottesloe – Para quem curte mergulho, surf, natação ou um simples banho de mar, essa praia em Perth, Western Australia, é a ideal. Nos seus arredores, casas e estabelecimentos antigos proporcionam uma atmosfera nostálgica e acolhedora, que deixam o viajante com vontade de se mudar para lá de mala e cuia!

Four Mile Beach – Como diz o próprio nome, são quatro milhas de areias, em Port Douglas, Queensland, ao longo de uma das mais espetaculares rotas costeiras do país. Envolta por uma serra com densa vegetação, a praia fica na rota para explorar a Grande Barreira de Corais, um dos cartões-postais da Austrália.

Gold Coast – Em Gold Coast, Queensland, há praias para surf, como a Surfers Paradise, e para badalação e paquera, como a Main Beach. A região é um santuário ecológico, com infra-estrutura para passar os dias e esquecer a vida. Também dividem espaço, parques temáticos e centros comerciais.

Hyams Beach – Em Jervis Bay, New South Wales, fica a praia com a areia mais branca do mundo! Impossível enxergar alguma coisa sem óculos escuros. Com cafés e restaurantes logo ali, é a praia ideal para famílias.

Palm Beach – Para cruzar de frente (ou de costas) com os ricos e famosos, é fundamental um pulo a esta praia nas proximidades de Sydney, em New South Wales. Cercada por mansões e restaurantes luxuosos, é um lugar para quem quer ver e ser visto!

Ninety Mile Beach Pode parecer ”muita areia pro seu caminhãozinho”, e é! São quase 20 quilômetros de praias e dunas em Gippsland, Victoria, a menos de três horas de Melbourne. O mar é bom pra peixe, pra surfistas e para praticantes de kitesurf, por causa dos ventos fortes. Também se reúnem por lá, muitos pescadores, canoístas, velejadores, nadadores...

Whitehaven Beach – Essa praia de quase 6 quilômetros de extensão fica em Whitsundays, Queensland, próximo à Grande Barreira de Corais, na quase deserta Whitsunday Island. Para chegar neste paraíso de mar turquesa é preciso uma pequena viagem de ferry, partindo de Airlie Beach. Com muitos resorts, a ilha é de fato o paraíso, com opções de mergulho, esportes aquáticos, passeios a cavalo, compras e tudo mais o que a imaginação instigar a fazer...

As praias de Melbourne não têm a areia mais fofa do mundo, ou o mar mais turquesa da Austrália; nem atraem mulhares de visistantes diariamente, como algumas das que constam desta lista. Suas praias são mais fotogênicas do que interativas. Com exceção dos que praticam kitesurf, o mar vive à deriva, com o perdão do pleonasmo. Águas geladas e povoadas por águas-vivas (inofensivas, mas meio pegajosas), pedras e mais pedras, além de suas areias levemente argilosas, reduzem as possibilidades lúdicas dos banhistas. Nos dias de sol, muita gente estende a toalha na areia e fica lagartixando, mas nada muito interessante de se ver ou fazer, além disso.

St Kilda Beach é o ponto da badalação, entre as descoladas Acland e Fitzroy St. No final da tarde, é possível ver alguns pinguins entre as pedras do píer de St Kilda. Distante do centro, na região de Sandringham, existem praias quase desertas, com mais natureza ao redor. Há trilhas para caminhadas, uma marina, mesas para piqueniques e também restaurantes. Brighton Beach é uma praia destas praias, o ponto preferido de famílias e seus cachorros, ao pôr do sol. E esse sim é o maior trunfo das praias de Melbourne, o pôr do sol, visto de qualquer uma de suas despretensiosas, mas sempre convidativas praias!



2 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

São tantas!!! Conheço várias aqui na Gold Coast e a melhor é Kirra Beach.
Na Sunset Coast tem Mooloolaba e a badalada Noosa.
Tem as ilhas escondidas aqui pertinho de Brisbane: Moreton e Stradbrooke...
Ich... quero ir em todas...
As de Perth também são lindas!!!
Bjs

Marina disse...

Que beleza Mirella!

Tem muita praia linda aqui mesmo! Obrigada pelas dicas! Espero que vc consiga conhecer todas!

Agora que está esfriando por aqui, pretendo escapar mais pro norte e conhecer alguns destes paraísos também!!

Bjs!