segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um lindo dia em Olinda!

Nas trilhas coloridas de Olinda...

Pela estrada afora, eu vou bem sozinho...

Sherbrook Forest e as árvores mais altas do mundo!


Ginko Biloba no Rhododendron Park!

Pássaro exótico, no Rhododendron Park!

Paisagem de sonho...

Alfred Nicholas Gardens

Não, você não leu errado. Existe mesmo Olinda na Austrália. Fica 40 kms à leste de Melbourne, numa região montanhosa conhecida como o Dandenong Ranges, situada entre o Mount Dandenong e os vilarejos de Sassafras e Kallista. Se fosse possível fazer uma comparação, Olinda seria Visconde de Mauá, que é a mais popular cidade da montanha, próxima à Maromba, Maringá.


A região que abriga estas pequenas vilas é de pura natureza. São florestas, parques ornamentais e jardins exuberantes, que atraem pessoas em busca de caminhadas e uma estada romântica, porque com centenas de pousadas de charme, alguns spas e restaurantes famosos, cafés aconchegantes e lojinhas tentadoras, não há como não se apaixonar em e por Olinda.


Olinda é bem pequena, não é preciso ter carro para conhecer seus parques, nem a vila. Para chegar lá, basta tomar o trem na Flinders Station, no centro de Melbourne e desembarcar na estação Upper Ferntree Gully (5o minutos); depois, é só utilizar o mesmo bilhete do trem (nos finais de semana é permitido circular com o mesmo tíquete para a Zona 2!!) para tomar o ônibus 688 (que passa de hora em hora) bem na frente da estação e descer depois de 24 minutos, em Olinda. Como há várias pequenas cidades no caminho, parques e atrações, é possível desembarcar do ônibus, explorar a região, e tomar o mesmo 688 depois, para seguir viagem até outros locais. Muito simples, e o melhor, grátis!!


Foi isso o que nós fizemos no sábado. Após a viagem de trem, tomamos o bus 688 e descemos pouco antes de Olinda, em frente à Sherbook Forest, a floresta que possui os mais altos eucaliptosdo mundo. A entrada é gratuita, como na maioria dos parques da região, então vale caminhar pelas trilhas e se deslumbrar com árvores de até 110 metros de altura e mais de 30 metros de diâmetro que compõem a floresta. A única floresta que existe no mundo com árvores além deste porte está na Califórnia, no famoso Parque das Sequóias.


No caminho à Olinda, passam alguns vilarejos fotogênicos, mas como fizemos um bate-volta, não tivemos tempo de conhecer. Em Olinda, vale também caminhar por uma horinha no Alfred Nicholas Gardens, que fica bem em frente às trilhas da floresta de eucaliptos. São jardins ornamentais e paisagens surreais, que mesmo no fim do outono, permanecem deslumbrantes.


Depois de explorar a floresta e os jardins, foi preciso uma pausa para o almoço e para aquecer o corpitcho, afinal, Olinda é bem mais fria do que Melbourne e mesmo com muito exercício, a sensação ao ar livre é congelante. Há muitas opções de lugares para comer na cidade. Acabamos no lotado e premiadíssimo Pie in the Sky, que serve todos os tipos de tortas imagináveis. Uma delícia e bem baratinho!


De lá, fomos para o impressionante National Rhododendron Gardens, um parque bem na encosta dos Alpes australianos, com mais de 40 hectares de árvores, plantas e flores de vários países. Pássaros de espécies raras, raposas, possoms e muitos outros animais também habitam o parque. A entrada é gratuita também, então não há como deixar de conhecer esse santuário ecológico, tão perto de Melbourne!


Há muitos outros parques e jardins na região dos Dandenongs, todos igualmente lindos e imperdíveis. Por isso já pusemos na agenda um retorno à Olinda, dessa vez para um final de semana sem pressa, no inverno, para matar as saudades da neve, porque essa é uma das vantagens de estar na Austrália: praia e sol, Alpes e neve, a menos de uma hora de distância!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ma! Que lugares incríveis! Eu não sabia que havia região montanhosa na Austráilia, ainda mais com esse nome: Alpes. Mas a beleza é indescritível, só vendo as fotos e lendo você para poder imaginar a emoçao e deslumbramento de estar aí. Contagiante o que você diz.
Esse seu blog vale ouro, Ma! O Consulado da Austrália deveria te pagar direitos autorais e divulgar as fotos e os textos.
Parabéns! Curta para o bens de vocês Beijão!