domingo, 17 de julho de 2011

As Docklands de Melbourne, um tesouro a ser descoberto!

As alamedas ainda meio vazias...
foto: tripadvisor.co.uk

As luzes, os recortes na água, os edifícios, a festa está montada!
Foto: pierlite.com.au

Gramados com esculturas malucas dão um ar lúdico às docas!
Foto: blueskyphotography.wordpress.com

A futurística Webb Bridge, mais destino final do que um meio!
Foto: dgrin.com

A maioria das cidades portuárias turísticas que conheci soube aproveitar da paisagem naturalmente interessante das docas para estruturar uma rede atraente de lazer e negócios, capaz de alavancar ainda mais o turismo local.

 
A região portuária de  Barcelona, por exemplo,  mescla o clima medieval do Bairro Gótico com o ar moderno dos bulevares, cheios de lojas e restaurantes sofisticados; Atenas, com o porto de Piraeus, atrai milhares de visitantes não só para embarcarem nos cruzeiros que rumam às ilhas gregas, mas também para conhecerem a região que está no centro de muitos sítios arqueológicos, numa área famosa pela riqueza cultural, berço de museus importantes e teatros históricos. A região das docas de Liverpool, na Inglaterra, depois do Cavern Club, talvez seja a atração mais procurada da cidade. Com sua arquitetura industrial preservada, a área adquiriu um charme próprio, imprimindo uma personalidade apaixonante às dezenas de restaurantes, lojas, cafés, galerias de arte e museus que circundam as marinas. Também o bairro de PuertoMadero, em Buenos Aires, com suas famosas churrascarias, cafés e  alamedas amplas, entre edifícios modernos e parques ecológicos, é um cartão-postal que os portenhos exibem com orgulho ao mundo.


Em Melbourne, não poderia ser diferente. Infelizmente, para minha surpresa, só agora conheci verdadeiramente a região das docas. Por ser muito recente talvez, as docklands são um verdadeiro tesouro ainda a ser descoberto. Localizada na parte de trás do imponente estádio Ethiad, as Docklands ficam a oeste da cidade, ocupando uma área de mais de 500 mil metros quadrados.

Contornando de forma geométrica os canais do Yarra River, dezenas de restaurantes elegantes dividem espaço com prédios residenciais futuristas, hotéis e centenas de lojas (inclusive outlets de marcas famosas), que fazem parte do Harbor Town, uma espécie de shopping a céu aberto. Um complexo de patinação no gelo e academia, sorveterias, casas de amusements (jogos eletrônicos), um parque de diversões para crianças e a estrutura do que será em breve uma roda gigante estilo London Eye, além de esculturas modernas espalhadas pelas alamedas também disputam a atenção de quem passa por lá. Não bastasse todo este conjunto de atrações, os iates e lanchas descoladíssimos atracados na marina fecham com chave de ouro o cenário das docas.


Para chegar a este paraíso dos sentidos, pode-se tomar o City Circle, que é o tram vintage gratuito, ou o Tram 70; ambos partem da Flinders Street e param exatamente em frente à região das docas. A viagem leva apenas dez minutos do centro, mas fica fora dos olhos de quem viciou no circuito Federation Square - Swanston - Collins Street e no subúrbio de St Kilda.


O lugar é realmente espetacular, mas por alguma razão que desconheço, parece que ainda não é tão explorado pelos turistas. Toda aquela vastidão parece ainda pouco povoada e inexplorada. Por conta disso talvez, todas as sextas-feiras do mês de julho a prefeitura esteja promovendo uma grande queima de fogos, seguida de shows de bandas variadas nas docas. Eu já conferi e adorei. Sexta que vem, estarei lá novamente. E quem sabe no sábado, e no domingo, e na segunda também...

Nenhum comentário: